domingo, 23 de novembro de 2008

Força Digital

Remuneração das agências vinculada à performance dos produtos, rapidez em eventuais mudanças de rumo de campanhas e possibilidade de focar no público-alvo, Essas são algumas das razões que fazem com que o marketing digital seja considerado um forte aliado dos anunciantes em tempos nublados. "Sabemos que 2009 vai ser mais duro do que 2008. Mas não dá para dizer qual será o impacto das turbulências externas. De toda forma, acredito no digital em tempos de crise. Quando se fala de investimento em eficiência, ele é campeão", opina Abel Reis, presidente da AgênciaClick.
A agência mantém um ritmo médio de crescimento anual em seu quadro de funcionários de 15%, e hoje conta com 300 pessoas. Neste mês, Renato Virgili foi contratado para a gerência de mídia mobile. Nessa área, a previsão é contar com uma pessoa neste ano e três em 2009. No planejamento, três profissionais foram contratados nos últimos 60 dias. Na tecnologia, quatro pessoas em 45 dias.
Empresas de porte menor também seguem contratando. A 10'Minutos S/A conta agora com 37 profissionais, com dois integrantes que chegaram em outubro. Já na FullHaus, que trabalha também off-line, a representatividade de ações online na receita era de 16% há um ano e hoje é de 51%.
Por isso, chegaram dois reforços para a área. Para Marcelo Tripoli, presidente da iThink, os cortes em outras agências podem ser mais um fator a beneficiar as agências digitais, que passam a ter maior oferta de mão-de-obra qualificada, "A disponibilidade de bons profissionais começou a aumentar", diz. E a agência tem lugar para essas pessoas. Atualmente são oito vagas abertas - duas de criação, duas de atendimento e gerência de projetos, duas de planejamento e duas na área de mídia; Os investimentos mais volumosos na internet por parte de Wal-Mart, Gafisa e, principalmente, Telefônica estão entre os fatores que influenciam esse cenário. A expectativa de crescimento para o ano? Entre 180% e 200%. Com projeções assim, não dá mesmo para acreditar em crise.

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